ORQUESTRA ANGRAJAZZ com/feat. PERICO SAMBEAT
Bio.
ORQUESTRA ANGRAJAZZ com Jeffery Davis
04 Outubro, 21h30
Pedro Moreira . Direção
Claus Nymark . Direção
Micaela Matos . Sax Alto
Filipe Gil . Sax Alto
Rui Borba . Sax Alto
Rui Melo . Sax tenor
Mauro Lourenço . Sax Tenor
José Pedro Pires . Sax Barítone
Paulo Borges . Trompete
Bráulio Brito . Trompete
Guilherme Costa . Trompete
Tomás Reis . Trompete
Rodrigo Lucas . Trombone
Manuel Almeida . Trombone
Gonçalo Ormonde .Trompa Francesa
Antonella Barletta . Piano
Paulo Cunha . Contrabaixo
Nuno Pinheiro . Bateria
Constituída em 2002, a Orquestra é o projecto de formação da Associação Cultural Angrajazz. Tem direcção musical dos professores Pedro Moreira e Claus Nymark. Com sessões de trabalho e workshops regulares, assume-se como a principal “escola” de formação de músicos de jazz na Região, contribuindo em muito para que se possa considerar o Angrajazz como o mais importante meio de divulgação de jazz nos Açores.
Tocou com grandes músicos portugueses como Paula Oliveira, Mário Laginha, Zé Eduardo, Afonso Pais, Mário Barreiros, Hugo Alves, Luís Cunha, Paulo Gaspar, Ricardo Toscano, Carlos Azevedo e Jeffery Davis. Para além de inúmeros concertos na ilha Terceira já tocou nas ilhas S. Jorge, Graciosa, Faial, S. Miguel e Pico. Fora da Região já tocou nas cidades do Funchal e de Lisboa.
Em 2015 participou no programa de animação cultural “Lisboa na Rua”, integrando o ciclo “A Arte da Big Band – Cinco Orquestras de Jazz”.
Em 2016, no 18º Angrajazz, a Orquestra interpretou na íntegra, pela primeira vez em Portugal, The Far East Suite do grande Duke Ellington, tendo como convidados o clarinetista Paulo Gaspar e o saxofonista Ricardo Toscano.
A Orquestra Angrajazz editou dois Cds – “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira” (2006) e “Angrajazz” (2018).
Neste 25° Angrajazz apresentará ao seu público o resultado de mais um ano de formação, e tem a honra de ter como músico convidado o extraordinário saxofonista espanhol Perico Sambeat.
Perico Sambeat . Saxofonista alto e soprano, é hoje considerado um dos mais importantes músicos de jazz espanhol, tendo um tremendo prestígio e uma extraordinária careira musical dentro e fora de Espanha. Com mais de vinte e cinco discos gravados como líder, e mais de cem como sideman, são de destacar os seus trabalhos com músicos como Brad Mehldau, Kurt Rosenwinkel, Tete Montoliu, Michael Brecker, Pat Metheny, entre muitos outros.
Tem tocado em festivais de jazz e clubes em todo o mundo. Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios tais como o “Bird Award” atribuído pelo North Sea Jazz Festival aos músicos de amplo reconhecimento internacional, o prémio de melhor disco do ano atribuído aos trabalhos com a sua banda “Flamengo Big Band” em 2008 e 2009, ou o prémio “Jazz Terrassaman” em 2017.
Hoje em dia conjuga a sua carreira de professor no Berklee College of Music, Campus de Valência, com a sua actividade de músico de jazz e maestro de Big Band.